Frenet: O Hub de Frete e Transportadoras Integrado à WDNA

Funcionalidades

  • Realiza a cotação de fretes baseado nas transportadoras habilitadas no painel Frenet.
  • Realiza a emissão de etiquetas caso tenha saldo suficiente na conta Frenet.
  • Disponibilizar o código e URL para rastreamento de encomendas.
  • Disponibilizar o cancelamento de etiquetas já impressas.
    • Para cancelar uma etiqueta, a mesma não deve ter sido postada.
    • Ao cancelar uma etiqueta, é feito o estorno total do valor gasto com ela para a carteira Frenet.

 

 

 

 

 

Configuração

  1. Deve primeiro ter uma conta na plataforma Frenet.
  2. Após criar a conta, deve ativar os meios de envio na aba "Meios de envio / Transportadoras".

     

     

    Transportadoras

     

     

  3. Acessar os dados cadastrais e copiar o token nas chaves de acesso.

     

     

    Chaves de acesso

     

     

  4. Na plataforma WDNA, adicione um novo frete do tipo Frenet.
  5. Preencha o formulário de configuração corretamente, inserindo as credenciais salvas na plataforma Frenet e salve o frete.

     

     

    Formulário

     

     

 

 

 

 

 

Cores do ícone da etiqueta

A geração de etiqueta finaliza definindo um status para a mesma, que pode ser de sucesso, ou de erro. Cada um desses status altera o comportamento ao clicar no ícone da etiqueta.

 

  • Preto: Caso o ícone da etiqueta estiver preto(padrão), significa que o pedido ainda não passou pelo processo de compra da etiqueta.
  • Erro: Caso a etiqueta tenha algum erro durante a sua geração, será salvo o erro, e a cor do ícone da etiqueta terá uma cor alaranjada, ao clicar será exibido o erro puro, da forma que for enviada pela Frenet(saiba mais).
  • Sucesso: Caso a etiqueta seja gerada com sucesso, será salvo o link para impressão da etiqueta, código de rastreio e link para acompanhar a entrega(quando possível).

 

 

 

 

 

Impressão de etiquetas

A geração e impressão das etiquetas estão disponíveis via plataforma.

 

Siga o passo a passo abaixo para realizar o processo de impressão das etiquetas de envio da Frenet via plataforma.

 

 

  • Em um pedido elegível, clique no botão “ações”, e “gerar etiqueta”.
    • Para gerar etiquetas em massa, selecione os pedidos, clique em “mais opções”, e “gerar etiquetas”.
  • Ao confirmar a geração de etiquetas, a geração entrará na fila de processos.
    • OBS: Para gerar a etiqueta é necessário ter saldo disponível na Frenet
  • Após concluído o processo de geração de etiqueta, o botão da etiqueta ficará azul, e ao clicar, será aberto em outra aba a etiqueta para impressão. A declaração de conteúdo fica disponível nos dados do envio.

 

 

 

 

 

Rastreamento

A Frenet disponibiliza na geração de etiquetas, dados para o rastreamento. Entre eles estão o código de rastreamento da transportadora, e a URL da própria Frenet para rastreamento.

 

Esses dados podem ser encontrado no dashboard seguindo o passo a passo abaixo.

 

 

    • Na plataforma, vá na listagem de pedidos e encontre o pedido que deseja visualizar os dados de rastreamento.
    • Clique no ícone de envio.

 

 

Ícone de envio

 

 

    • Será aberto um modal com os detalhes do envio, entre eles, os dados de rastreio.

 

 

Dados de rastreio

 

 

Os dados de rastreio também ficam disponível na visualização do pedido para o cliente.

 

 

Dados de rastreio no pedido

 

 

  • Ao clicar no código de rastreio, será aberto em outra aba o URL de rastreio.

 

 

 

 

 

Erros na geração da etiqueta

Erros podem ocorrer durante a geração da etiqueta, caso isso ocorra, o ícone da etiqueta ficará em um tom de laranja, significando o erro durante a geração/impressão.

 

Quando a etiqueta estiver com um erro, ao clicar no ícone, será aberto um modal exibindo os erros de forma limpa, sem tratamento. Segue abaixo alguns exemplos.

 

 

  • CEP do remetente inválido.
  • Saldo insuficiente.
  • Documento do destinatário inválido.

 

 

Caso ocorra algum erro, você pode realizar os ajustes necessários no pedido/conta Frenet, e clicar no botão tentar novamente, para enviar o pedido novamente para o processo de geração de etiquetas.

 

 

 

 

 

Cancelamento de etiquetas

Etiquetas geradas podem ser canceladas, desde que não tenham sido postadas. O cancelamento de etiquetas é feito via plataforma, e o valor gasto com a etiqueta é estornado para a carteira Frenet.

 

Siga o passo a passo abaixo para realizar o cancelamento de etiquetas.

 

 

  1. Vá na listagem de pedidos.
  2. Encontre o pedido do qual você quer cancelar a etiqueta.
  3. Clique no botão ações.
  4. Clique em cancelar etiqueta.

 

 

Após isso, o processo de cancelamento será iniciado. O valor gasto com a etiqueta será estornado para a carteira Frenet.