Guia de Configuração do MelhorEnvio na Plataforma WDNA

Funcionalidades

 


 

Configuração de ambiente e autenticação

Para configurar a cotação de frete e geração de etiquetas do MelhorEnvio, siga os seguintes passos

  1. Tenha um cadastro no site do Melhor Envio
  2. Dentro do dashboard da loja virtual WDNA, vá na aba Integrações, e clique em MelhorEnvio
  3. Preencha todos os dados obrigatórios para cadastrar a integração
    • Os dados do remetente serão utilizados em caso de geração de etiqueta onde o estoque não tenha um endereço definido
  4. Para obter o token de autenticação, salve as informações na integração na loja, e clique para autorizar aplicação
  5. Ao realizar o login, preencha todos os campos e autorize a aplicação
  6. Após autorizar a aplicação, será salvo automaticamente o token e refresh_token
  7. Com a aplicação autorizada, vai ser liberado o botão Buscar transportadoras
  8. Cada transportadora terá suas modalidades com selects para habilitar a modalidade e serviços
    • Transportadoras que precisam de uma agência de postagem, terá um botão Buscar agências para poder definir uma agência para cada estoque, que será utilizada na hora de gerar a etiqueta de frete

 


 

Expiração de token

Como a duração do refresh_token é de 2592000 segundos (30 dias), após passar metade desse tempo (15 dias) será feito a atualização do token, para sempre se manter funcional
Caso o token e o refresh_token expire, será necessário refazer a autorização no botão de autorizar aplicação;

 


 

Cotação de frete

Para realizar a cotação de fretes, primeiro deve ter sido realizado a autorização da aplicação e configuração do ambiente.

Com tudo configurado, deve ser habilitado as transportadoras desejadas, e seus serviços adicionais.
Feito isso, já estará disponibilizado a cotação de fretes na frente da loja a partir do checkout ou calculo de frete dentro do pedido, assim como no dashboard da loja ao inserir pedido de forma manual.

 


 

Geração de etiquetas

Para imprimir a etiqueta, primeiro deve ter um processo de checkout, compra, e geração, para assim ser liberado a impressão da etiqueta para o cliente.
Para realizar a geração e impressão da etiqueta, deve:
    • Gerar a etiqueta no botão de mais opções
      • Para gerar a etiqueta para somente um pedido:
Selecionando a opção de gerar etiqueta
      • Para gerar a etiqueta para dois ou mais pedidos:
Selecionando pedidos para gerar etiquetaSelecionando a opção de gerar etiquetas em massa
  • Após isso, a geração de etiqueta será enviado à fila de processos, onde leva cerca de 1 minuto para gerar.
  • Terminando o processo de geração de etiquetas, o ícone da etiqueta que antes era preto, passará a ter uma cor para representar o status da geração. Segue abaixo o significado de cada cor.
  • Caso tenha sido gerado com sucesso, é só clicar no ícone da etiqueta que será redirecionado para o site do MelhorEnvio, onde pode ser feito a impressão da etiqueta, declarações e qualquer outro documento necessário para o envio.
    • A etiqueta tem duração de 7 dias, caso não seja computado o envio do pacote, a etiqueta é cancelada automaticamente e o estorno é feito para a carteira MelhorEnvio.
  • Caso a etiqueta tenha sido gerada com erro, não ficará disponível o link para impressão, sendo assim, será feito o cancelamento da etiqueta, onde não será debitado do valor de carteira do cliente.
    • A etiqueta pode ser gerada novamente através do botão de “Tentar novamente” ao clicar no ícone alaranjado, ou pelo processo padrão citado acima.

 

Cores do ícone da etiqueta

  • Preto: Caso o ícone da etiqueta estiver preto(padrao), significa que o pedido ainda não passou pelo processo de compra da etiqueta
  • Erro: Caso a etiqueta tenha algum erro durante a sua geração, será salvo o erro, e a cor do ícone da etiqueta terá uma cor alaranjada, ao clicar será exibido o erro puro, da forma que for enviada pelo MelhorEnvio
  • Sucesso: Caso a etiqueta seja gerada com sucesso, será salvo o link para impressão da etiqueta, código de rastreio e link para acompanhar a entrega(quando possível)

 


 

Código de rastreio

Ao realizar a geração da etiqueta de envio, nós recebemos o código de rastreio do pacote para acompanhamento do envio. As informações de rastreio são definidas nas informações do envio de forma automática pelo Melhor Envio.